Censo 2022 mostra que o Centro-Oeste foi a região com maior crescimento

Censo mostra que o Centro-Oeste não tem só o agro como atrativo

O Censo 2022 divulgado pelo IBGE mostra que o Centro-Oeste foi a região com maior crescimento proporcional de habitantes.

O agronegócio, um dos setores que resistiu aos desafios econômicos da última década, é apontado como o motor deste crescimento.

Além do impacto econômico, o crescimento do Centro-Oeste tem influência visível na cultura, com a popularização da música sertaneja e a frequente representação da região em novelas. A região também atrai por sua estrutura e qualidade de vida.

Para nosso sócio Luís Felipe Cardoso Oliveira: Engana-se quem acredita que os efeitos do progresso econômico do setor agropecuário se limitam apenas às áreas rurais. Desde a modernização e a adoção de tecnologias precisas na produção agropecuária, dois fenômenos têm acompanhado esse processo:
Em primeiro lugar, há o desenvolvimento de uma extensa rede de serviços tecnológicos dedicados à agricultura, muitas vezes concentrada nas áreas urbanas. Essas iniciativas variam desde startups em busca de maior eficiência na produção até indústrias especializadas no fornecimento de insumos agrícolas.
Em segundo lugar, houve um aumento na renda (e no número) de agricultores e pecuaristas. Esse crescimento tem gerado uma demanda significativa por serviços de qualidade que vão desde restaurantes até instituições de ensino.
As oportunidades nos arredores dos polos agrícolas estão amplamente disponíveis, e a região Centro-Oeste tem sido um verdadeiro laboratório desse fenômeno, que não apresenta sinais de desaceleração.

Estejamos atentos, o cavalo encilhado está passando!